segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Preview da Champions, parte II

Chegou a hora das oitavas na Champions League e eu preparei um review especial (quero dizer enorme) para os jogos que ocorrerão. Semana passada eu já lancei a primeira parte e agora trago os jogos dessa semana. Tem o espetacular jogo entre Juventus e Bayern, o Arsenal na sua saga contra o Barcelona, o duelo tático entre espanhóis e holandeses e o Manchester City jogando contra ninguém.

Última vez que o Arsenal foi favorito contra o Arsenal

Juventus x Bayern de Munique

Retrospecto

Em dezembro, no fim da fase de grupos, nenhuma pessoa diria que a Juventus teria chances contra os alemães, mas o que se seguiu foi um caos nas expectativas. O time italiano engatou a quinta marcha e venceu quinze partidas seguidas, inclusive a final antecipada contra a ótima equipe do Napoli. A série de vitórias, contudo, acabou após o empate em zero contra o Bologna fora de casa que aconteceu na sexta-feira. O momento é tão bom que o departamento médico deles tem ficado bem vazio: Mandzukic deve estar disponível, Khedira já jogou a partida contra o Napoli e Bonucci deve jogar. Só desfalcarão a equipe Chiellini (que inclusive adora se machucar antes de jogo decisivo) e Martin Cáceres. Todos os jogadores do time titular estão jogando bem, Pogba e Cuadrado fazem o inferno no meio campo e Dybala está fazendo gol em quase todos os jogos. Em suma, é equipe mais quente do mundo nesse momento. Enquanto isso...
O Bayern era o time mais forte do mundo até o final do primeiro semestre, até que tudo simplesmente começou a ruir. Depois que Guardiola foi anunciado como novo técnico do Manchester City o time começou a jogar mal na Bundesliga, arrancando vitórias totalmente no talento individual de seus jogadores. A impressão que dá é que o treinador não está totalmente focado no seu trabalho, o que é bem óbvio, inclusive. Enquanto tem que treinar o time ele também precisa ficar de olho nas contratações do seu próximo clube e nos jogos da liga inglesa. Pedir foco de uma pessoa na situação dele é muito complicado. E para piorar parece que a relação entre técnico e jogadores não é das melhores, especialmente após vazar a informação de que Guardiola enviou para seus atletas um “código de conduta” para os horários livres. Mas sabe aquele dito “desgraça pouca é bobagem”? Pois é. Além de sofrer com problemas de relacionamento o Bayern terá ainda que superar os problemas físicos de vários jogadores. Inclusive todos os zagueiros. TODOS. Não jogam: Jérôme Boateng (melhor zagueiro do mundo), Javi Martínez (que não é zagueiro, mas finge de vez em quando), Holger Badstuber (zagueiro canela de vidro é a derrota do noventismo), Arturo Vidal (esse até deve voltar a tempo) e Serdar Tasci (contratado para substituir os lesionados que teve uma concussão no primeiro treino. Pois é).

O que a Juventus precisa fazer para ganhar

O que a Juventus deveria fazer.
Como já disse num post anterior, o esquema básico da equipe é o 3-5-2, variando para o 5-3-2 quando defende contra um time que controla muito o jogo. Já o Bayern joga num 4-5-1 que varia para 4-2-4. Assim, a Juventus precisa jogar marcando os dois pontas que geralmente forçam o jogo. O ideal então seria fazer um 4-5-1 onde eles podem seguir com o meio campo espalhado e deixar um lateral para marcar individualmente cada um dos pontas: Douglas Costa e Robben. Se Lichtsteiner conseguiu parar Neymar na final do ano passado não deve ter tanta dificuldades com Douglas Costa; e Alex Sandro ou Evra terão que fazer o mesmo com Robben (aqui é onde Chiellini poderia fazer toda a diferença). Enquanto isso os zagueiros, Bonucci/Rugani e Barzagli, poderão desafiar Lewandowski e Müller dentro da área. Os zagueiros da Vecchia Signora tem sido espetacular na liga nacional, tendo tomado pouquíssimos gols durante o período de vitórias. Só que não acaba ai, afinal os laterais também descem muito e cabe a Cuadrado e Pogba/Sandro marcarem Alaba e Lahm. Sobram os meio campistas, que devem ser Thiago e Xabi Alonso, e Marchisio e Khedira vão simplesmente engolir ambos. Se o plano defensivo der certo eles podem até começar a pensar em fazer alguns gols.
Dybala dribla bem, passa bem, finaliza bem e é rápido como o diabo. Dentre todos os “novos Messi’s” que apareceram na Argentina é aquele que mais chega perto. A Juve não tem um contra ataque tão eficiente, mas a defesa improvisada dos alemães não será nenhuma dificuldade para Dybala. Os outros dois jogadores que são fundamentais para o ataque são Pogba e Cuadrado. O francês é genial, tem um controle de bola ridículo e raramente perde a posse. Além disso, bate na bola dando uma folha seca espetacular que pode lançar contra ataques ou mandar uma bomba para o goleiro adversário. Já Cuadrado é o demônio quando se sente confortável no campo, sofre várias faltas, tem ótimo aproveitamento nos dribles e finaliza bem.

O que a Juventus vai fazer.
O que Bayern precisa fazer para ganhar

A defesa foi destruída pelas lesões e agora eles vão ter que usar jogadores que mal aparecem na rotação de uma das equipes que mais faz rodízios no mundo. Isso contra uma equipe que ataca em bloco e que dificulta muito a saída de bola, forçando que ela chegue quebrada para os atacantes. O Bayern precisa, primeiramente, parar o infernal Pablo Dybala. Quem deve se ocupar dessa são os zagueiros, especialmente Benatia. Além disso, precisam segurar o jogo aberto deles, especialmente quando Cuadrado está em campo (boa sorte Alaba). Por último, é fundamental que eles coloquem mais um jogador no meio campo, especialmente um que consiga desarmar Pogba. Lahm deveria fazer a função, fazendo um sistema defensivo com apenas dois zagueiros.
Logo, o Bayern precisa de um confuso, arriscado, mas promissor 2-4-4 com o meio em posição para confrontar o adversário que sempre parece estar em maior número nessa parte do campo. Se eu fosse apostar meu suado dinheirinho eu iria de Juventus, mas esse jogo é de longe o mais imprevisível (e importante) das oitavas. Quem sobreviver chega com muita moral para enfrentar qualquer equipe que aparecer. Este é o jogo entre o ataque dominante contra a defesa mais bem posta do mundo. A força imparável contra o objeto móvel.


Arsenal x Barcelona

Retrospecto

O Arsenal está sendo Arsenal. Joga bonito, toca a bola o tempo todo, tem o treinador mais elegante da história e no final eles perdem. E olha que dessa vez a liga inglesa ficou mais louca que o normal: o Chelsea passou o primeiro turno inteiro fugindo do rebaixamento, o United de Van Gaal virou a piada do campeonato e o Manchester City parece ter perdido o foco depois do anúncio de Guardiola. Quando tudo indicava que o primeiro título da era pós-Henry viria, um azarão decidiu que seria a sua vez de dar as cartas. Irregular demais, o time ocupa a terceira colocação no campeonato nacional. Com um elenco muito mais forte do que o dos anos passados e um genial Mesut Özil o Arsenal volta a encontrar o seu nêmesis na Champions League.
Daria para o Arsenal se eles jogassem com esse time contra o Barcelona de alguns anos atrás (bem, na verdade não). O Barça do MSN é o melhor time do Barcelona da história. Neymar está voando, Suárez tem o chute mais difícil de pegar do mundo e Messi tem se tornado um jogador mais completo (não melhor, como tem sido dito). Isso tudo com um meio campo que tem aquele passe de sempre só que com muito mais velocidade e cortes. A liga já é deles, a Copa do Rei não escapa e o bi da Champions é o que falta para que essa geração do Barça seja eternizada como a equipe mais forte da história.

O que Arsenal precisa fazer para ganhar

Correr. Correr muito. Não dá para jogar contra esse time do Barcelona pegando leve na marcação, tem que morder muito quando eles tiverem a bola e então forçar os contras. Defender contra ataque é o grande defeito do time catalão, então vai ser preciso que os laterais e meias vomitem os pulmões para que o Arsenal consiga comandar o ritmo do jogo mesmo não tendo a posse de bola (não ter a posse de bola deve deixar o Wenger desesperado, mas ele não pode evitar o óbvio). O meio campo formado por Iniesta/Rakitic/Turan/Busquets precisa ser acompanhado de perto e não pode haver um segundo toque na bola confortável para qualquer um deles. Para isso não seria absurdo propor que os jogadores de defesa do Barcelona fossem liberados para criar as jogadas, fazendo uma marcação baixa que começa a sufocar só quando eles entram no seu campo. O mesmo esquema defensivo de pressão deve ser feito contra os laterais, especialmente contra Daniel Alves. Para parar o brasileiro o ideal seria colocar um atacante que possa voltar para marcar, como Oxlade Chamberlain, e soltar Alexis Sánchez pelo lado direito. Por último, seria interessante tirar o gigantesco e atrapalhado Per Mertesacker para que Monreal possa jogar na posição de zagueiro e Kieran Gibbs marque diretamente Lionel Messi. Morder e correr, os dois verbos que podem resolver a vida do Arsenal (ainda que a missão seja quase impossível).

O que o Barcelona precisa fazer para ganhar
 
Ué? Ganhar. É simples assim. Eles são tão superiores que se dão ao luxo de jogar um futebol ultra-ofensivo sem nem precisar se preocupar com os contra ataques adversários, enfiando bolas rasteiras nos espaços vazios sempre sabendo que o jogador que vai receber a bola conseguirá chegar nela e apostando na qualidade individual de seu elenco. O Barcelona é uma máquina que funciona num nível tão alto de perfeição que nem é preciso pensar numa forma de derrotar equipes como o Arsenal, é só deixar a bola rolar que tudo funciona. Mas... Özil é o melhor passador do mundo já faz uns seis anos, então se tem alguém que precisa ser parado é o meia alemão. Se Busquets fizer bem o serviço, ai vai ser só deixar que a magia aconteça e esperar a vítima das quartas de final (eu sonho MUITO com uma revanche da final do ano passado, só para constar).

Pensa num time meia-boca.
PSV x Atletico de Madrid

Retrospecto

O PSV lidera o campeonato holandês seguido de perto pelo Ajax e muito à frente do terceiro colocado. Na primeira fase da Champions a equipe quase perdeu a vaga numa partida em casa contra o CSKA, mas ainda assim conseguiu a segunda colocação no grupo, eliminando o Manchester United. O momento da equipe é muito bom, Luuk de Jong tem jogado muito bem e o cruzamento contra o Atletico até que não foi dos piores. O time de Madrid por sua vez tem feito uma ótima temporada, lembrando muito o jogo apresentado no ano em que a equipe chegou à final contra o Real Madrid e ganhou a liga nacional. Nessa edição liga espanhola eles ocupam a segunda posição, um ponto a frente do Real e oito atrás do Barcelona. O ataque é eficiente, o meio campo passa muito bem a bola e a defesa é espetacular. O trabalho de Simeone comandando o Atletico colocou a equipe entre os maiores do futebol mundial e deu nova força ao campeonato espanhol. É o favorito contra o PSV e a equipe que nenhum gigante quer enfrentar nas próximas fases da competição.

O que PSV precisa fazer para ganhar

Diferente da tendência mundial de rotação e rodízio o PSV mantém um time titular absurdamente regular. O sistema tático não muda, os jogadores não mudam e o desempenho geralmente é ótimo. Inclusive contestar tendências é a principal característica deste time: mesmo sendo muito melhor que os adversários, eles não jogam de forma muito agressiva, chutam muito de fora e forçam o jogo pelo meio. É quase um Atletico de Madrid, só que sem tanto talento. O time espanhol joga num 4-4-2 que tem sido muito frequente no futebol mundial, variando para o 4-2-4 quando a equipe precisa do resultado. É por isso que o PSV precisará deixar a sua linha defensiva bem presa para forçar erros e roubar a bola. A defesa holandesa é ótima, marcam bem pelo alto, são bem rápidos pelo chão e sabem jogar bola, não dão chutões atravessando o campo inteiro e podem muito bem começar as jogadas da equipe. Bruma contra Griezmann será o confronto decisivo para não tomar gols. Para evitar os bons passes no meio campo eles terão que recuar os pontas e jogar com cinco no meio para superar numericamente o adversário quando ele tiver a bola. Uma coisa importante: Luuk de Jong é o centro avante que mais rouba bola no campeonato holandês, logo será importante para pressionar a defesa espanhola. O ataque terá que confrontar os laterais Juanfrán e Filipe Luís e os ótimos Locadia e Narsingh precisarão marcar o território partindo para cima (são ótimos driblando). Mas o jogo forte é no meio de campo: Hendrix é bom passador (lembra muito o De Rossi, só que sem aquela masculinidade latente) assim como Guardado e Pröpper, que também finalizam muito bem de fora da área. Concentração e garra serão fundamentais para que o PSV consiga vencer o jogo.

Locadia e Narsingh terão que voltar para o meio campo para superar os espanhóis no meio campo.
O que o Atletico de Madrid precisa fazer para ganhar

A obediência tática combinada com a qualidade técnica dos jogadores transforma a equipe madrilena a mais difícil para se jogar contra quando você gosta de manter a posse de bola. É o raro caso de um time que não deixa você jogar e não fica baseando seu jogo em contra ataques, mas sim em passes rápidos e num método organizado de movimentação. É claro que não é o melhor time do mundo, mas aposto que nenhum gigante quer encontrar com eles na próxima fase. Geralmente eles usam um 4-4-2, mas talvez seja melhor apostar num 4-3-3 para enfrentar o PSV no jogo deles mesmo, tirando Griezmann do confronto direto com os zagueiros holandeses. Koke e Ñíguez terão que anular os perigosos Guardado e Pröpper, afinal eles são ótimos armadores e rápidos dribladores. Anular os dois é fundamental para que o time holandês force o jogo pelos cantos e recue Luuk de Jong. Quanto mais longe o artilheiro estiver da área, melhor.
Tendo em vista que Filipe Luís e Juanfran ficarão muito presos pelos cantos marcando os laterais e cobrindo os armadores, Griezmann e Yannick Carrasco precisarão armar e fazer a bola chegar aos pés de Fernando Torres. Além disso, seria bom que o jogo de distribuição fosse realizado por Gabi, que parece estar em melhor momento que Tiago. Ainda assim, o mais fundamental é que Torres consiga fazer nas duas noites aquilo que o fez parecer o melhor atacante do mundo anos atrás: gols. Eu sei que ele parece ter morrido após ter saído do Liverpool, mas ainda acredito muito no seu futebol. Se Torres conseguir finalizar as oportunidades que terá no jogo a missão do Atletico de Madrid fica muito mais fácil. Esse é de longe o jogo mais tático e cerebral das oitavas, mais do que um jogo de jogadores, veremos quem conseguirá anular o outro: Simeone ou Cocu.

Gímenez é titular é fundamental para equipe, mas está lesionado e quem deve jogar é Savic
Dinamo de Kiev x Manchester City

Retrospecto

O Dínamo tem feito uma temporada espetacular: o time está muito mais forte do que nos anteriores e até estão conseguindo fazer competição para o sempre dominante Shakhtar Donetsk, mas vai ter o mesmo problema que o Zenit: o calendário. Graças ao inverno na Ucrânia a equipe não joga desde dezembro e fará sua volta aos jogos oficiais logo na Champions League. A diferença para o Zenit? Eles não pegam o Benfica, mas sim o Manchester City. O time inglês tem sido inconsistente como todos os seus concorrentes na liga inglesa e atualmente ocupa uma nada honrosa quarta colocação. Ao menos eles podem dizer que estão na frente dos dois maiores rivais, o Chelsea e o Manchester United.
A equipe pareceu perder a cabeça após o anúncio da chegada de Guardiola: boa parte do elenco sabe que não vai continuar e até aqueles que seguirão parecem estar desanimados. O técnico Pellegrini nunca teve uma relação de total paz com o elenco, especialmente com os líderes Kompany e Touré, mas eu acredito que eles estarão motivados para a disputa da fase final da Champions. É a chance final de muitos daqueles jogadores que estão lá a anos de ganhar o título tão sonhado pelos sheiks arábes. Eu vejo que Touré e Pellegrini entenderão que, após a chegada de Guardiola e do maior investimento árabe da história do clube, suas histórias no Citizens serão apenas marcas no passado. A única chance de colocar seus nomes num ponto alto da história do clube é vencendo esta edição da Champions.

O que o Dinamo de Kiev precisa fazer para ganhar

Eu simplesmente não sei. Vai ser difícil para o Gent, para a Roma, para o Arsenal... Mas eu não vejo uma equipe mais enrascada que o Dinamo. O elenco até é bom, tem jogadores bem bacanas no ataque, mas a defesa é formada por jogadores inexpressivos e de qualidade duvidosa. Isso contra Agüero, David Silva, Jesus Navas e Sterling. O ideal seria fechar bem a defesa, tentar abrir jogo com os bons Yarmolenko e Derlis Gonzáles. É preciso ser rápido e eficiente contra uma equipe que NUNCA tem posse de bola menor que seu adversário. O mais importante é tentar abrir o placar; não sair perdendo pode ser o único caminho para conseguir a vaga.

Vários craques.
O que o Manchester City precisa fazer para ganhar
Após anos seguidos pegando times fortes logo nas oitavas os ingleses podem dizer que tiveram sorte no primeiro sorteio. Os Citizens fazem rotação no elenco, especialmente na zaga. Demicheles, Mangala, Otamendi e Kompany poderiam ser titulares em qualquer equipe do mundo. Já no meio eles tem a rotação entre David Silva e Fabián Delph e Jesus Navas e De Bruyne. E em qualquer uma dessas variações a equipe de Pellegrini é melhor. Uma marcação mais pesada em Yarmolenko (provavelmente feita por Kolarov) e os problemas que o Dinamo pode causar já estarão resolvidos.

E tem Fernando, Clichy, Delph, Demichelis...
  tirando Griezmann do confronto direto com o zagueiroionalngleses podem dizer que tiveram qualquer equipe do mundo. No meio ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário